Como chegar?

QUILOMBO DO ANDRÉ LOPES

Localizada no município de Eldorado, a aproximadamente 40 km do centro da cidade. Limita-se com as comunidades de Ivaporunduva, Nhunguara e Sapatu. André Lopes é cortada pela estrada Eldorado/Iporanga (SP-165).

QUILOMBO DO IVAPORUNDUVA

Localiza-se à 55 km do centro da cidade de Eldorado, na margem esquerda do rio Ribeira de Iguape, limitando-se com outras cinco comunidades quilombolas: São Pedro , Pedro Cubas, Sapatu, André Lopes e Nhunguara. Ivaporunduva surgiu no século XVII, pela ocupação de mineradores e seus negros escravizados. É a comunidade quilombola mais antiga do Vale do Ribeira, anterior até mesmo à fundação de Eldorado, e da qual se originaram outras comunidades como: São Pedro, Pilões, Maria Rosa e Nhunguara.

QUILOMBO DO MANDIRA

A comunidade de Mandira está localizada no município de Cananéia - SP, com acesso pela estrada que liga a cidade de Jacupiranga à Cananéia, via balsa, entrando na estrada do Itapitangui / Ariri, também conhecida como Estrada do Mandira, até a altura do Km 11.

PEDRO CUBAS

Pedro Cubas se localiza a aproximadamente 34 Km da cidade de Eldorado. O início da estrada que conduz à comunidade está na altura do km 96 da es- trada que liga as cidades de Eldorado e Iporanga (SP-165). Para chegar até Pedro Cubas é preciso atravessar o Rio Ribeira de Iguape utilizando a balsa que fica na altura do bairro Batatal, e percorrer 10 km por estrada não pavimentada.

QUILOMBO DE SÃO PEDRO

A comunidade está localizada no município de Eldorado, aproximada- mente a 60 km do centro da cidade. O acesso se dá por uma travessia de balsa, na altura do km 41 da estrada Eldorado/Iporanga (SP-165), à margem direita do rio Ribeira de Iguape. Para chegar ao agrupamento central, a chamada vila da comunidade, percorre-se 8 km em estrada de terra.

QUILOMBO SAPATU

Sapatu está localizada no município de Eldorado-SP, a aproximadamente 33 km do centro da cidade. Limita-se com as comunidades quilombolas de Ivaporunduva, André Lopes e Pedro Cubas. É cortada pela estrada que liga as cidades de Eldorado a Iporanga (SP-165). A comunidade de Sapatu é subdividida em três localidades: Indaiatuba, Sapatu e Cordas, todas ligadas pelas redes de parentesco e organização interna quanto às relações de uso e ocupação das terras.